domingo, 15 de maio de 2011

MODA

Nesse Projeto Integrado, fiquei encarregada de trabalhar com o Figurino dos Personagens da Adaptação do conto “O Telefone“.  Durante algumas semanas, pesquisei sobre a Moda na Década de 70 e separei alguns Movimentos e características mais marcantes dessa década. Confira:
No início dos Anos 70, a Moda foi fortemente marcada pela influência Hippie.  Os itens básicos e mais comuns nesse período, eram calças boca-de-sino e batas indianas com multiestampas.
Superfundido pela Militante Negra Norte-Americana, os negros usavam cabelo black-power e, apesar da moda estar sendo diversificada prevaleceram ainda, aspectos de juvialidade com praticidade e conforto na hora de se vestir.

O Revivalismo faz-se presente na Moda e busca inspiração no passado, mas procura estabelecer uma “cara nova” à Moda. Esse período é basicamente marcado por alguns Movimentos:

Movimento New- Romantic: Estampas Florais e Acabamentos de Rendas estavam presentes em quase todas as peças. Os acessórios apresentavam ares românticos e o uso do chapéu de palha também é uma característica marcante desse movimento.

No mesmo período, algumas mulheres buscavam uma masculinização no visual, afim de se opor ao Movimento New-Romantic. Elas então, passaram a utilizar ternos e até mesmo saias com casacos.

Movimento Glam:  Esse movimento foi influenciado por líderes musicais do movimento “Glam Rock“, entre eles: Roxy Music & Bryan Ferry, Elton Jhon, David Browie e Rod Stewart. Glitter, Maquiagem pesada, botas de cano alto e salto plataforma são as características principais do Movimento.

Movimento Negro: “Black is Beautiful”. Nesse movimento, os negros passaram a aceitar a cor da sua pele e o seu cabelo natural, influenciando até mesmo quem não tinha o cabelo propício para fazer um black power.

Movimento No Future: O movimento “Punk”, que começou em Londres procurava agredir e denunciar a sociedade em que viviam através da moda. Passaram a utilizar roupas rasgadas, jaquetas de couro preto, botas surradas e ainda: materiais metálicos como: tachas, correntes e rebites.

Por fim, depois desse movimento, apareceu no final dos anos 70 o Movimento New Wave, que surgiu nos Estados Unidos e juntou elementos do Movimento New Future e do Glam. São características do visual New Wave: cores cítricas, vibrantes e muito chamativas. Buscavam roupas práticas para dançar e os cabelos eram geralmente espetados e cheios de gel. No entanto, esse movimento desenvolveu-se mais na Década de 80.



A década de 70 foi um tempo onde todas as culturas e estilos reclamaram seu espaço ao mesmo tempo. Chocar, antes de mais nada, era a intenção principal.
É por isso que essa época também é marcada por um modo de vestir "tudo junto". Para alguns, quanto mais disparate a combinação, melhor.
Os hippies, que já haviam surgido nos anos 60, já consolidaram um movimento cultural com expressões que iam da música ao estilo de vida. Flores, liberdade e orientalismo eram suas marcas registradas. Ao mesmo tempo, escândalos políticos e desarranjos econômicos explodiam por todo o mundo, semeando as bases para revoltas e crises que surgiram adiante
.

Essa explosão de elementos deu aos designers um vasto material para trabalho, com a segurança de um público ansioso por novidades.Outros, entretanto, não abriram mão do romântico e natural. Por isso, diversas décadas passadas se transformaram em fonte de inspiração, como os anos 20 e o início do século. Biba, Ossie Clark e Yves St. Laurent foram expoentes desse estilo.
No final da década, o filme Saturday Night Fever inaugurou a Era Disco. Apesar de ter pouca duração, seus efeitos podem ser sentidos até hoje. Suas cores, brilhos, formas são desejos explorados pelos estilistas de todas as décadas seguintes.
Foram nos anos 70 que os sapatos plataforma voltaram à moda, renovado por adornos, e unissex. Aliás, o modo unissex de vestir se fortalece no final dos anos 70 e início da próxima década. Shorts curtos, botas de diversos tamanhos, saltos grossos e acessórios são apenas alguns exemplos desse novo modo de encarar o feminino/ masculino, sem falar nos esportes, que cada vez mais conquistavam adeptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário